Rise of the Guardians

Rise of The Guardians
A Origem dos Guardiões

Ano: 2012 (sim eu sei que já tá consideravelmente antiguinho, mas quem tem Netflix sabe que estreou recentemente por lá, então pra algumas pessoas é novidade).
Diretor: Peter Ramsey (Fun fact: Ao pesquisar pra saber quem este senhor era, me deparei com uma informação bem legal. Peter Ramsey na verdade é um ilustrador contratado pela DreamWorks e Rise of the Guardians foi a estreia dele como diretor!)
Produtores: Ai vocês pensam: “Quem liga para os produtores, Priscilla?” Eu ligo quando um deles é o genial GUILLERMO DEL TORO <3 <3 Claro que além dele tem vários outros que não conheço, mas o Guillermo estar presente justifica a caracterização super original dos personagens.
Elenco: Tanto aqui no Brasil, quanto nos EUA, os personagens são dublados por atores famosos e por eles serem muitos (e irrelevantes pra mim) não vou citar os nomes. Se vocês quiserem saber direitinho é só dar uma pesquisada básica blz?


Olá,
Inicialmente ao ouvir falar do nome “Origem dos Guardiões” sempre me via em mente a imagem de várias corujas lindas. Entretanto foi um erro da minha parte, porque o filme com corujas na verdade é o “A Lenda dos Guardiões”, produzido pela Warner e lançado dois anos antes de “Origem dos Guardiões”. Os tais “guardiões” tratados nos dois filmes são guardiões totalmente diferentes. No filme da Warner, os guardiões são corujas ancestrais que lutaram em uma batalha e etc. Já os guardiões da DreamWorks, são inspirados no livro de William Joyce chamado “The Guardians of Childhood”, lançado aqui no Brasil pela Rocco, como “Guardiões da Infância” e pra quem não sabe é uma série infantil bem bacana que em cada livro conta a história de um dos guardiões.

E vamos logo ao ponto, pra quem ainda não entendeu quem são estes guardiões. Vou falar como eles são conhecidos aqui no Brasil: Papai Noel, Coelho da Pascoa, Fada dos Dentes e João Pestana (esse nem tanto). Simm, isso mesmo. O filme retrata esses personagens tão conhecidos pelas crianças de uma maneira bem atual, para de certa forma ajudar a reviver essas histórias tão conhecidas por todos <3

Mas o protagonista do filme é o Jack Frost. Aqui no Brasil, não é um personagem conhecido. Pela pequena pesquisada que dei, a história de Jack Frost é mais conhecida pela Europa e ele é caracterizado mais ou menos como um duende, elfo ou um garoto travesso (mais ou menos como o Saci?) que faz nevar e criar as condições necessárias para o inverno. O que justifica não conhecermos nada sobre ele, já que no nosso querido Brasil o Jack nunca deve ter dado as caras por não existir neve, certo?

Pois então, acontece que nos EUA (lugar onde o filme se passa) o Jack também não é nada conhecido. Por isso, as crianças nunca ouviram falar dele, diferente dos outros guardiões. Então Jack é um garoto invisível a todos e revoltado por não saber o motivo de sua existência e sua origem.
Além do Jack, outro personagem crucial da história que também tem problemas em relação a sua popularidade entre as crianças da atualidade é o Bicho-papão (Boogey-man). “Ah, mas esse eu sei quem é” Sim, mas hoje em dias as crianças não tem mais medo desse tipo de história e sim de coisas bem mais reais. E por esse motivo o Bicho-papão no filme enfrenta uma espécie de crise de identidade e pretende se livrar dos outros guardiões para que as crianças voltem a acreditar nele e a temê-lo.
E a partir dai acontecem várias coisas, uma delas envolve o Jack conhecendo a sua história real e a proposta dos outros guardiões para que ele também se torne um guardião. Mas não vou contar o filme todo, assistam!

O que eu gostei muito foi: Os personagens <3 todos todos todos. Desde o Jack, com sua pose de bad boy incompreendido (hahahahah), passando pelo Coelho com sotaque australiano pq sim <3, Papai Noel super malvado com facas e sotaque russo muito louco, a Fada dos Dentes obcecada por dentes, gengivas e workaholic (até pq a coitada trabalha todas as noites do ano e não apenas uma não é) e o meu guardião preferido, porque foi uma delicia pesquisar mais sobre ele, o Sandman (ou Sandy, pros íntimos).
Eu conhecia bem pouco sobre ele, sabia que ele era responsável pelos sonhos. Uma espécie de Morfeu, mas não tinha consciência sobre sua popularidade. Pensava que fosse apenas um personagem de HQ, conhecido por uma galera mais alternativa. Porém, ele é um personagem de fábulas infantis, “conhecido” (nem tanto) aqui no Brasil como “João Pestana”. E ele é visualmente muuito lindo. Sério, as cenas em que ele cria os bons sonhos para as crianças são maravilhosas.

E assim como o Sandy, outro personagem visualmente muito interessante é o Boogeyman (Bicho papão). Ele tem aparência que remete um pouco aos vampiros dos filmes antigos (Nosferatu feelings), um pouco Tim Burton da vida e claro que ele tem um sotaque britânico pra deixar com um ar mais oldschool e tenebroso. Ou seja muito amor <3 Já falei o quanto adorei os personagens? Hahahah

O que provavelmente alguns não vão gostar do filme é o clichêzinho básico do final, mas perdoável ao se tratar de um filme para crianças. Obrigatoriamente, precisamos de um final feliz. E por mais improvável que pareça durante o decorrer do filme, o protagonista sempre vence e derrota as forças malvadas no final. Em minha opinião, nada que tire o encanto do filme.


Dei 4,5 estrelas, por ter gostado muito.  E apesar dos personagens serem baseados em figuras fictícias conhecidas, achei a história bastante original. Recomendo para todas as idades e principalmente pra quem gosta de animações. DreamWorks tá me conquistando cada dia mais, primeiro foi “Como Treinar Seu Dragão” e agora Origem dos Guardiões.

Share this Post Share to Facebook Share to Twitter Email This Pin This Share on Google Plus Share on Tumblr

Um comentário:

  1. 1) "já tá consideravelmente antiguinho, mas quem tem Netflix sabe que estreou recentemente por lá, então pra algumas pessoas é novidade" = meu lema de vida

    2) Será que só eu acho incrível como fora daqui o "João Pestana" é super famoso, mas no Brasil ninguém nem lembra quem é? Just saying

    3) A Dreamworks tem aparecido com muitos filmes legais mesmo <3 Fiquei bem curiosa pra ver esse porque, quando se trata de filmes infantis, eu adoro que peguem histórias/personagens clássicos - que nem a Disney fez por muitos anos com os contos de fadas. Esses "guardiões" são outras histórias que também são muito maneirinhas, então o filme parece legal :3 Só achei meio tosco o nome "guardiões", mas tá perdoado porque crianças não pensam nesse tipo de detalhe ahaha. Mesmo quando elas crescerem, elas vão achar o nome mais ~radical e ~maneiro de todos os tempos, aposto (faço isso sempre)

    ResponderExcluir

Clube do Filme © 2014. All Rights Reserved | Powered By Blogger | Blogger Templates

Designed by-SpeckyThemes